CRM: 11543 – GO | RQE Nº: 7173

Como controlar o melasma no verão?

Como controlar o melasma no verão

Quem nunca ouviu falar de melasma não é mesmo? Primeiramente, o melasma é uma doença crônica da pele caracterizada por manchas marrons na face, principalmente no nariz, bochechas. Os fatores que causam essas manchas incluem genética, luz solar direta e altas temperaturas e alterações hormonais. Portanto, a doença é mais comum em mulheres e pacientes de pele escura. Por ser crônico, o melasma não tem cura, mas felizmente há forma de controlar e é por isso que neste post eu vim trazer algumas dicas para você que tem melasma conseguir controlar essas manchas no verão!

 

DICA 1

FILTRO SOLAR

Para quem tem melasma é preciso ter muita atenção com o fator do filtro solar. Em primeiro lugar, o FPS deve ser de no mínimo 60, pois sabemos que a forma com que geralmente a pessoas usam o produto faz com que a sua eficiência caia pela metade.

Outro detalhe que a pessoa com melasma deve ficar atento é ao PPD, que é uma medida de protetor solar contra outros tipos de raios solares como raios ultravioleta A, que podem tanto envelhecer a pele como piorar o melasma. Além disso, dê preferência aos filtros solares com cor. Eles protegem contra a luz visível que também pioram o melasma.

 

DICA 2

USO DE ANTIOXIDANTES ORAIS

Estudos mostram que pacientes com melasma possuem mais oxidação, ou seja, mais inflamação internamente. Então, quando você utiliza esses antioxidantes orais você vai aumentar sua resistência ao sol e até ajudar no clareamento e evitar o efeito rebote. Os mais prescritos pelos dermatologistas são os picnogenol,  Oli Ola, pomegrante, polypodium leucotomos, resveratrol.

 

DICA 3

ÁCIDO TRANEXÂMICO

Inicialmente ele era usado com outra função na medicina, mas foi descoberto que ele tem um efeito anti-inflamatório capaz de diminuir a vascularização considerável de melasmas, diminuindo a inflamação. Logo, é preciso ter muito cuidado pois pode aumentar o risco de coagulação e trombos, logo deve-se escolher bem qual paciente fazer tal procedimento. Ele pode ser usado de forma oral ou tópica.

 

DICA 4  

MELATONINA

Tenha uma boa noite de sonos! Alguns estudos mostram que a melatonina é um dos melhores antioxidantes que existem no nosso organismo. Lembrando que a melhor hora para a produção de melatonina é à noite, logo, é bom dormir cedo para garantir esse “soninho da beleza”, por volta das 22h00. Se você não está tendo noites de sono legais ou vai dormir muito tarde, é interessante procurar fazer a reposição de melatonina para ajudar no controle do melasma e garantir uma boa fonte desse antioxidante.

 

DICA 5

ALIMENTAÇÃO

A sua alimentação no seu dia a dia também diz muito sobre como será o controle do seu melasma. Invista em alimentos ricos em antioxidantes e uma suplementação anti-inflamatória.  Logo, evite alimento ricos em açúcares, industrializados e com glúten que no caso são os alimentos inflamatórios. Procure se alimentar de frutas, legumes e vegetais frescos. Isso com certeza terá um impacto muito grande no clareamento do seu melasma!

Poetanto, é importante seguir cada uma delas para conseguir controlar o melasma, entretanto uma avaliação é primordial para você conseguir um resultado interessante!

Compartilhar este post:

Você vai gostar também
Dr. Bones Jr.

Mais de 10 anos atuando como dermatologista. Atual membro da SBD-GO e SBCD. Criador do movimento Revele sua Beleza, que busca estimular as mulheres valorizarem todas as características positivas que as tornam únicas.

Posts Recentes