CRM: 11543 – GO | RQE Nº: 7173

Como cuidar da pele do rosto oleosa? Veja dicas exclusivas!

como-cuidar-pele-rosto-oleosa

Pele brilhante, imperfeições, poros dilatados e muito visíveis no rosto, esta é a vida diária de quem tem pele oleosa. De fato, pessoas com pele oleosa veem sua pele brilhar algumas horas após limpá-la. Por isso, o questionamento que fica é: como cuidar da pele do rosto oleosa?

Para ajudar você a entender mais sobre como cuidar da pele do rosto oleosa, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Algumas dicas iniciais sobre cuidados faciais

  • A fórmula magistral para uma pele saudável e bonita do rosto é a seguinte: limpar + hidratar / tratar + proteger. A ordem de aplicação é importante e, como regra geral, diremos que os produtos mais leves vão antes e os mais pesados, depois. Isso é pela simples razão de que, se você aplicar os mais densos antes, cobrirá os poros e não deixará que os outros ajam.
  • Primeiro você deve ser claro sobre que tipo de pele você tem, para saber quais produtos são mais adequados para o seu rosto: normal, mista, seca ou oleosa. 
  • Seu melhor aliado é constância. Sim. Se você não está perseverando e não faz cuidados faciais diariamente, não alcançará os resultados esperados. Tome consciência disso desde já. De manhã, tenha apenas alguns minutos de relaxamento e autocuidado antes de começar com o ritmo frenético. E à noite, antes de ir para a cama para ler ou assistir a uma série.
  • É importante repetir a rotina de cuidados faciais de manhã e à noite. Especialistas recomendam tratar a pele do rosto pelo menos duas vezes ao dia. De manhã, devemos remover os resíduos de toxinas que eliminamos durante a noite através dos poros e permanecemos em nosso rosto, além de preparar a pele para ficar protegida do sol e de outros fatores que a farão perder a hidratação. E à noite é essencial limpar todas as impurezas que acumulamos ao longo do dia e restaurar seus valores ideais de hidratação.
  • Se houver alguma anormalidade ou alteração na pele do seu rosto, visite o especialista. O dermatologista também pode aconselhá-lo sobre se os componentes de um produto podem ser adequados para o seu tipo de pele, especialmente se for sensível ou oleosa.

O que é pele oleosa?

Como cuidar da pele do rosto oleosa
Como cuidar da pele do rosto oleosa

 

A pele oleosa surge devido à secreção excessiva de sebo, o que faz com que um filme gorduroso obstrua os poros e, assim, faz com que cravos, espinhas e até acne apareçam. 

Este aspecto é claramente visível na zona T do rosto (testa, nariz e queixo), nos ombros, na parte superior das costas e peito. 

Essas características da pele oleosa são encontradas principalmente na puberdade em adolescentes e adultos jovens. Esse fenômeno também pode persistir muito mais tarde em algumas pessoas.

Quais são as causas da pele oleosa?

Esse desequilíbrio cutâneo aparece na puberdade, durante as alterações hormonais, e pode ser influenciado por muitos fatores, como estresse, idade, estação, poluição, condições climáticas… 

Além disso, a produção de sebo varia durante o dia, com um pico entre o meio-dia e 14h e um mínimo entre 4 e 7h. 

Também evolui de acordo com as estações e a temperatura. Um aumento de 1°C na temperatura da pele aumenta a produção de sebo em 10%. Assim, a pele brilha mais na primavera e no verão! 

Uma das complicações comuns da pele oleosa é a acne, que é caracterizada pelo aparecimento de espinhas vermelhas, às vezes amareladas, mais ou menos dolorosas e cravos.

Em resumo, aqui estão as principais causas da pele oleosa:

  • Alterações hormonais: hormônios influenciam a pele e podem estimular o excesso de produção de sebo.
  • Dieta: consumir carboidratos processados, gorduras trans, açúcares e laticínios em abundância pode aumentar a gordura da pele.
  • Limpeza excessiva: é contraproducente, já que a pele tentará reabastecer o sebo natural de que precisa. Uma rotina de cuidados com a pele para pele oleosa deve encontrar o equilíbrio entre ambas as extremidades.
  • Cosméticos: maquiagem à base de óleo obstrui os poros e pode causar acne, além de causar maior produção de sebo.
  • Genética: muitas pessoas simplesmente tendem a produzir mais sebo, então devem adotar um tratamento para pele oleosa por toda a vida.
  • Medicação: alguns medicamentos causam desidratação, portanto, a pele produz mais gordura para compensar a perda de líquidos.

Quais são os benefícios da pele oleosa?

Ter pele oleosa também tem vantagens! A pele oleosa é menos frágil do que a pele seca porque o sebo é o componente essencial do filme hidrolipídico que protege a pele e a protege da secagem. 

Além de seu efeito de proteção contra micróbios e agressões externas, o filme hidrolipídico protetor permite que a pele resista melhor ao envelhecimento da pele, retardando a aparência das primeiras rugas.

Mas como cuidar da pele do rosto oleosa?

Aqui estão algumas dicas essenciais para você cuidar corretamente da sua pele oleosa:

Limpe sua pele 2 vezes ao dia

Uma boa rotina de cuidados pessoais sempre inclui limpeza facial duas vezes ao dia. No entanto, no caso de pele oleosa, esse conselho é ainda mais importante porque queremos eliminar impurezas que se acumulam durante o dia e, assim, evitar que espinhas ou cravos apareçam. 

No caso de pele oleosa, é melhor optar por usar produtos de limpeza leves e sabonetes específicos para o seu tipo de pele. Evite, acima de tudo, cremes de limpeza ou removedores de maquiagem porque eles contêm muito óleo e podem aumentar o sebo.

Hidrate a pele corretamente

Pele oleosa, como toda pele, precisa de hidratação. Mas elas precisam de um tipo de hidratação adequado às suas condições particulares e, portanto, devemos escolher um tipo de creme que seja “livre de óleo”, mas que nos hidra profundamente. 

Normalmente, já existem cremes especialmente projetados para pele oleosa, então nada melhor do que escolher esse tipo de produto para obter uma pele cuidada e hidratada ao máximo. 

O que os especialistas recomendam é que o hidratante seja aplicado antes de dormir, já que à noite é quando a pele absorve melhor os nutrientes.

Esfolie sua pele

Outra dica para cuidar da pele oleosa é esfoliar o rosto para reduzir a presença de impurezas e células mortas. Pele limpa é pele sem impurezas e, portanto, a esfoliação é um dos melhores tratamentos para você. 

Você pode esfoliar seu rosto 1 ou 2 vezes por semana ou aplicar um gel de limpeza que tenha esfoliação e cujo uso seja diário. De qualquer forma, o mais recomendado é ir ao seu centro de beleza para um profissional experiente realizar uma esfoliação profissional.

Escolha com cuidado a sua maquiagem

Uma pessoa com pele oleosa pode se maquiar. Mas você deve fazer isso com maquiagem apropriada ao seu tipo de pele. 

É importante escolher um tipo de produto que previna o acúmulo de gordura e a aparência de sebo, por isso deixo estas dicas que são essenciais ao escolher o melhor cosmético para você:

  • Escolha uma base para pele oleosa, feita de água e com um efeito fosco. Nunca use maquiagem com base de óleo.
  • Evite pós compactos. No seu caso, os mais recomendados são translúcidos porque cobrem você sem produzir brilho.
  • Evite maquiagem em creme ou mousse.

Mais dicas para cuidar da pele oleosa

Para finalizar essa parte tão importante do artigo, aqui estão algumas dicas essenciais:

  • Não toque no seu rosto com as mãos sujas.
  • Evite cortes de cabelo que envolvam que o cabelo esteja no rosto, portanto, evite franja.
  • Proteja sua pele dos raios solares e escolha um cosmético especial para pele oleosa.
  • Sempre opte por produtos cosméticos feitos de água e evite aqueles que são feitos de óleo.
  • Beba 2 litros de água por dia para remover impurezas e obter uma pele radiante.
  • A dieta para peles oleosas também é essencial. Evite o consumo de alimentos gordurosos, fritos e aposte em uma dieta rica em leguminosas, frutas e vegetais.

Rotina de limpeza da pele oleosa

Quando se trata de cuidados com a pele oleosa, a rotina de limpeza é a chave, pois ajuda a manter a quantidade de sebo na pele em equilíbrio.

Um tratamento para o rosto oleoso deve incluir produtos leves e não alcoólicos, que são específicos para cada tipo de pele. A aplicação de protetor solar também é indispensável.

Aqui estão os passos básicos para o cuidado da pele facial:

1. Limpe seu rosto

Limpe sua pele com delicadeza e cuidado. O excesso de gordura tende a reter sujeira e bactérias nos poros. É por isso que limpar a pele é muito importante.

Remova a sujeira do rosto pela manhã para remover o excesso de sebo que a pele produz enquanto você dorme. 

E faça isso à noite para remover maquiagem e sujeira acumuladas durante o dia. Se você se exercitar, não se esqueça de limpar o rosto antes e depois, para evitar obstruções nos poros aumentando a transpiração.

2. Tonifique seu rosto

Após a limpeza, tonifique a pele para remover vestígios de impurezas, ajudar a fechar os poros e evitar que eles entupam. Os tônicos facilitam a absorção de cremes ou géis hidratantes que são aplicados posteriormente.

3. Hidrate seu rosto

É comum acreditar que a hidratação profunda aumentará o nível de gordura na pele. Mas, na realidade, hidratar a pele com produtos de cuidados com a pele para pele oleosa ajuda a manter o equilíbrio do sebo, uma vez que estes regulam sua produção.

Evite usar produtos contendo óleos e procure opções com vitamina E, C ou algas marinhas.

4. Use um soro

Um bom soro facial é ideal para cuidados com a pele facial. Um produto para uma pele gordurosa deve conter óleos vegetais que não deixam resíduos e são leves.

Produtos recomendados para a pele oleosa

No mercado, há uma grande variedade de produtos para a pele desenvolvidos com o objetivo de cuidar da pele oleosa. Claro, há questões básicas que você deve considerar ao selecionar produtos de cuidados com a pele para pele oleosa.

Por um lado, é importante que você compre aqueles que não contêm álcool ou óleos, já que eles não desidratam ou geram mais sebo na pele.

O mesmo vale para produtos irritantes ou abrasivos. A pele é protegida por uma camada natural de sais, lipídios e outros minerais. Essa camada é chamada de manto hidrolipídico. 

Se completamente eliminado, um efeito rebote é gerado, ou seja, a pele produz mais óleo para compensar a perda.

Procure produtos de limpeza, hidratantes e protetores solares específicos para a pele oleosa. Eles geralmente têm em seu rótulo: “sem óleos” ou “não comedogênicos”, o que significa que eles não obstruem os poros.

Especialistas recomendam usar leites ou águas micelares, bem como óleos faciais ricos em ácido linoleico (ômega 6), que neutraliza o excesso de ácido oleico (ômega 3) apresentado por pele seborreica.

Conclusão

A pele oleosa é uma característica muito comum, mas com os cuidados certos com a pele oleosa, não precisa ser um problema. 

Siga as regras básicas de um bom tratamento para o rosto gorduroso: use produtos de limpeza suaves, hidrate o rosto adequadamente e equilibre a dieta. Estas são regras básicas para um bom tratamento para o rosto gorduroso.

Gostou de saber mais sobre como cuidar da pele do rosto oleosa? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

 

VEJA MAIS SOBRE COMO DEIXAR A PELE DO ROSTO LISA E CLARA? VEJA DICAS

Compartilhar este post:

Você vai gostar também
Dr. Bones Jr.

Mais de 10 anos atuando como dermatologista. Atual membro da SBD-GO e SBCD. Criador do movimento Revele sua Beleza, que busca estimular as mulheres valorizarem todas as características positivas que as tornam únicas.

Posts Recentes