CRM: 11543 – GO | RQE Nº: 7173

Como deixar a pele do rosto lisa e clara? Veja dicas

como-deixar-pele-rosto-lisa-clara

A pele é o primeiro órgão que podemos ver e identificar em nosso corpo a olho nu. Um órgão que reflete 100% da saúde do nosso corpo. Se tivermos uma pele lisa, firme, saudável, brilhante e limpa, estaremos bem. Mas como deixar a pele do rosto lisa e clara?

De fato, quando mostramos pele seca e áspera, cheia de impurezas e acne, é um sinal de desidratação e que temos certos desequilíbrios hormonais ou altos graus de toxicidade.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como deixar a pele do rosto lisa e clara, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é a pele e quais suas principais estruturas?

A pele, um órgão dinâmico em constante mudança, é composta por três camadas principais: epiderme, derme e hipoderme, cada uma formada por várias subcamadas. 

Anexos cutâneos, como folículos e glândulas sebáceas, também desempenham vários papéis em seu papel geral.

Vamos ver em mais detalhes cada uma dessas camadas principais:

Epiderme

A epiderme é a camada mais externa da pele. Também é a menor, já que na maioria das regiões do corpo tem uma espessura de apenas 0,1 milímetros, embora possa até ser 0,05 milímetros na pele ao redor dos olhos. É nas solas dos pés que é mais grosso, podendo atingir uma espessura de 5 milímetros.

Seja como for, a epiderme é a camada mais fina e externa da pele. As células que o compõem são chamadas de queratinócitos, células que são geradas na parte inferior da epiderme e que, à medida que amadurecem e sofrem alterações, se movem para a parte superior, ou seja, aquela que entra em contato com o ambiente externo.

Derme 

A derme é a camada intermediária da pele. É também a mais grossa e, apesar de ser firme em consistência, ainda é elástica. Tem uma camada superior que se comunica com a epiderme e uma camada inferior relacionada à hipoderme.

A principal característica da derme é que ela não é composta de queratinócitos como a epiderme, mas seu componente majoritário é colágeno e elastina, dois compostos que dão força à pele, além de flexibilidade e firmeza, permitindo que a pele pareça saudável e com uma aparência jovem.

Colágeno e elastina se unem para formar fibras (dando origem a um tecido conjuntivo) que são impregnadas com ácido hialurônico, outra substância que, neste caso, está envolvida na coleta de água. 

Dessa forma, esses três componentes também permitem que a pele, graças à retenção de água, mantenha seu volume.

Hipoderme

A hipoderme é a camada mais interna da pele. Também não é formado por queratinócitos como a epiderme ou por tecido conjuntivo como a derme, mas por adipócitos, células que, com uma composição de 95% de lipídios, compõem os tecidos adiposos do nosso corpo. Nesse sentido, a hipoderme é praticamente toda gorda.

E dizemos praticamente porque também há vasos sanguíneos abundantes, bem como fibras colágenas especiais que, embora diferentes das da derme, mantêm os adipócitos juntos.

A hipoderme não cumpre tantas funções quanto a epiderme, muito menos quanto a derme, mas continua sendo muito importante, especialmente no nível estrutural. 

Mas como deixar a pele do rosto lisa e clara?

Como deixar a pele do rosto lisa e clara
Como deixar a pele do rosto lisa e clara

 

Ter uma pele bonita está ao alcance de todos, e nas linhas a seguir vou te contar como…

1. Cuide da sua saúde

Sua pele é um reflexo da sua saúde. É o maior órgão do corpo e também participa da eliminação de toxinas através de seus poros. As toxinas danificam e degeneram as células no interior e isso é perceptível por fora.

Quando consumimos alimentos com ingredientes mais tóxicos, isso se reflete rapidamente em nossa pele, especialmente no rosto. Comer saudável nos dará saúde e beleza, pois criará um efeito de limpeza em nosso corpo naturalmente.

Algumas recomendações são:

  • Tome um copo de água morna com algumas gotas de suco de limão em jejum.
  • Tome um suco verde ou smoothie diariamente.
  • Elimine alimentos processados, açúcares refinados, aqueles que contêm glúten, laticínios e seus derivados.
  • Aumente o consumo de alimentos crus.
  • Sempre que possível, compre produtos orgânicos.
  • Mova seu corpo, pratique esportes ou faça atividade física diariamente.
  • Mantenha-se hidratado o dia todo. Sempre leve uma garrafa de água com você.

2. Cuide da sua dieta

Nós somos o que comemos, e isso também se reflete em nossa pele. Comer alimentos não tão saudáveis e carregados de toxinas pode nos deixar com a pele sem vida, sem brilho e seca. Além disso, a falta de nutrição acelera o aparecimento de rugas e espinhas de acne.

Nutrir a pele começa por dentro, e faremos isso com uma boa escolha de alimentos que consumimos.

  • Tenha uma dieta muito rica em produtos naturais: frutas, vegetais, grãos integrais, sementes, nozes e algas.
  • Coma uma grande variedade de cores. Pigmentos vegetais e de frutas são poderosos antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento de nossas células.
  • Reduza ou elimine o consumo de proteína animal. E se você a consumir, garanta que ela seja de qualidade.
  • Enriqueça sua dieta com alimentos ricos em ácidos graxos essenciais (ômega 3 e 6), como algas, sementes (chia, linho, cânhamo), vegetais de folhas verdes e nozes.

3. Limpe a pele

Manter sua pele limpa é muito importante. Muitas pessoas usam produtos agressivos para a pele que podem causar falta de hidratação da pele do rosto e deixá-la completamente sem brilho. Devemos usar um limpador neutro e usá-lo todas as noites antes de ir para a cama.

Eu recomendo usar sabonetes naturais à base de extratos de lavanda, ou com óleo Tea Tree se tendermos a acne ou pele mais oleosa.

4. Esfolie a pele

Isso nos ajuda a remover células mortas da superfície da nossa pele e isso pode ser o motivo da pele opaca. Para isso, não é necessário comprar produtos excessivamente caros, além disso, tenho certeza de que você tem os ingredientes necessários em casa.

Misture 6 colheres de sopa de óleo de coco com 1 colher de sopa de sal marinho. Mexa bem até que o óleo derreta e a mistura seja homogênea. Em seguida, aplique na pele com movimentos circulares.

5. Hidrate a pele

Somos entre 60-70% feitos de água, então nossa boa condição de pele dependerá se estamos bem hidratados ou não.

  • Beba água de qualidade durante todo o dia.
  • Beba um suco verde todos os dias (300-500ml).
  • Consuma pelo menos 70% de seus vegetais crus, como saladas (eles fornecerão um maior teor de água, minerais e enzimas ativas).
  • Reduza ou elimine o consumo de cafeína e álcool, uma vez que eles têm um efeito desidratante.

6. Proteja-se

É muito importante se expor ao sol por cerca de 10-15 minutos diários para a produção natural de vitamina D, sem o uso de bloqueadores para que essa vitamina possa ser sintetizada corretamente.

No entanto, a superexposição ao sol, especialmente no meio-dia crítico, pode ser contraproducente e danificar nossa pele, aumentando o risco de manchas, queimaduras e câncer de pele.

7. Melhore a circulação

Estimular a circulação e a drenagem linfática ajudará você a ter uma pele radiante. Massagear a pele seca é a técnica mais simples e prática para isso. Aqui está um pequeno passo a passo:

  • Procure um pincel com cerdas macias e naturais.
  • Massageie antes de tomar banho.
  • Não pressione muito ao escovar e sempre comece com das pontas, fazendo movimentos circulares sempre em direção ao centro do rosto.

8. Reduza a maquiagem

A pele limpa e saudável não precisa cobrir impurezas, mesmo assim, às vezes gostamos de usar algumas maquiagens para destacar nossas características. 

Neste caso, usaremos produtos cosméticos o mais naturais possível, livres de parabenos e sulfitos, e que são veganos. Muitas marcas de maquiagem contêm toxinas que entopem os poros da pele, sufocando-a e causando o aparecimento de cravos e espinhas de acne.

Gostou de saber mais sobre como deixar a pele do rosto lisa e clara?Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

 

VEJA TAMBÉM -> TOP 5 PROTETOR SOLAR PARA QUEM TEM MELASMA

Compartilhar este post:

Você vai gostar também
Dr. Bones Jr.

Mais de 10 anos atuando como dermatologista. Atual membro da SBD-GO e SBCD. Criador do movimento Revele sua Beleza, que busca estimular as mulheres valorizarem todas as características positivas que as tornam únicas.

Posts Recentes