CRM: 11543 – GO | RQE Nº: 7173

Top 5 protetor solar para quem tem melasma

top-5-protetor-solar-para-quem-tem-melasma

O melasma é uma condição da pele caracterizada pelo aparecimento de manchas marrons no rosto. Às vezes é apelidado de “máscara de gravidez” porque é frequentemente encontrado em mulheres grávidas. Conhecer o top 5 protetor solar para quem tem melasma se esse for o seu caso.

Para ajudar você a entender mais sobre qual é o top 5 protetor solar para quem tem melasma, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é melasma?

O melasma, às vezes chamado de “cloasma”, é caracterizado por hiperpigmentação da pele da face. Manchas marrons aparecem na testa, bochechas, nariz e lábio superior.

Os melasmas foram categorizados de acordo com dois parâmetros. Em primeiro lugar, é possível distingui-los de acordo com a camada de pele em questão:

  • Melasma epidérmico, que é a forma mais superficial com hiperpigmentação da epiderme (camada superior da pele);
  • Melasma dérmico que diz respeito à derme, ou seja, uma camada profunda da pele;
  • Melasma misto que é caracterizado por melasma epidérmico e melasma dérmico.

Então, os melasmas podem ser definidos de acordo com a localização das manchas na pele:

  • Melasma centrofacial, que é a forma mais comum com manchas presentes na testa, nariz, bochechas, lábio superior e queixo;
  • Melasma mandibular que é caracterizado por manchas nos ramos ascendentes da mandíbula (ossos inferiores da mandíbula).

Causa do melasma

O melasma é o resultado da produção excessiva de melanina (pigmento escuro presente na pele, cabelo e olhos). O acúmulo desse pigmento leva à hiperpigmentação com o aparecimento de manchas marrons.

O(s) mecanismo(s) envolvido(s) não são identificados até o momento. Alguns casos familiares sugerem uma possível causa hereditária. A pesquisa continua tentando entender melhor a origem do melasma.

Fatores de risco para o melasma

Verificou-se que o desenvolvimento do melasma poderia ser promovido ou acentuado por:

  • Gravidez;
  • Tratamentos hormonais, incluindo contraceptivos orais;
  • Exposição ao sol;
  • Cabines de bronzeamento.

O melasma afeta preferencialmente as mulheres, na maioria das vezes aquelas com pigmentação escura. Esta condição de pele é comum durante a gravidez, especialmente em mulheres grávidas que vivem em áreas com clima seco e ensolarado. 

Na linguagem cotidiana, o melasma é frequentemente apelidado de “máscara de gravidez”. Além deste caso em particular, o melasma está associado principalmente ao uso de contraceptivos orais.

Diagnóstico de melasma

O desenvolvimento de melasma é confirmado por um dermatologista. Durante a consulta, o especialista faz diferentes perguntas para avaliar a idade do melasma e identificar a existência de fatores iniciadores ou reveladores (prováveis de terem favorecido ou acentuado o desenvolvimento da condição da pele).

O diagnóstico geralmente é apoiado pela observação da pele em luz. Este exame é usado por dermatologistas para revelar problemas de pele.

Uma biópsia também pode ser realizada. É uma amostra de tecido cutâneo que permite determinar a camada de pele em questão e adaptar o tratamento de acordo.

Sintomas de melasma

O melasma é caracterizado pelo aparecimento de manchas pigmentadas no rosto. Essas possuem:

  • Formas irregulares;
  • De cor marrom, cada vez mais intensa;
  • Aparecem gradualmente;
  • Preferencialmente localizado no nariz, testa, bochechas, queixo e lábio superior.

Tratamentos para melasma

Quando o melasma ocorre durante a gravidez, nenhum tratamento é necessário, já que a remissão é espontânea. Manchas marrons, apelidadas de “máscara de gravidez”, desaparecem espontaneamente durante os primeiros meses após o parto.

Durante o melasma dérmico, o profissional também pode recomendar não tratar, porque o tratamento intensivo pode piorar a condição inicial. O profissional de saúde então tende a se referir a soluções para mascarar manchas marrons.

Vários tratamentos locais podem ser considerados para mitigar e/ou limitar o desenvolvimento de melasma. Cremes despigmentantes mostraram alguns resultados satisfatórios. Deve-se notar, no entanto, que eles apresentam um risco de hipopigmentação. 

Dependendo do caso, o profissional de saúde pode consultar tratamentos dermatológicos específicos, como cremes para acne, retinóides tópicos e esfoliantes faciais com solução ácida.

Como prevenir o melasma?

O desenvolvimento do melasma permanece pouco compreendido até hoje. No entanto, é aconselhável proteger os tecidos da pele o máximo possível contra agressões externas e, em particular, contra os perigos dos raios ultravioletas (UV). Portanto, é aconselhável:

  • Não se exponha durante o horário mais quente, entre 10h e 16h;
  • Preste atenção ao índice UV para evitar a superexposição à luz solar;
  • Procure áreas de sombra quando os raios UV forem mais intensos;
  • Use roupas de proteção durante altas exposições;
  • Aplique protetor solar e renove a exposição a cada duas horas;
  • Evite cabines de bronzeamento.

Mas então, qual é o top 5 protetor solar para quem tem melasma?

Agora que você já sabe mais sobre o melasma e como ele se forma, aqui está o top 5 protetor solar para quem tem melasma:

Protetor Solar Clareador Biosole Oxy FPS 50 Vitamina C e Niacinamida

Esse protetor é uma opção muito interessante para quem tem melasma. Além de ter vitamina C e Niacinamida em sua composição, oferece mais de 12 horas de proteção contra o sol.

Protetor Solar com Vitamina C e Niacinamida Clareador Pure C FPS 50

Como o próprio nome indica, esse protetor solar possui vitamina C em sua composição e, dessa forma, ajuda a nutrir a pele.

Além disso, possui 14 polifenóis que certamente só ajudarão a manter sua pele bonita.

Protetor Solar Alta Proteção Antimanchas Normalize Hydra Comfort FPS 90

Esse é um protetor solar feito exclusivamente para pele sensível, como as que possuem melasma. Possui um FPS alto para garantir melhor proteção.

Além disso, oferece 12 horas de proteção, evitando a necessidade de reaplicações ao longo do dia.

Protetor Solar Fluido Biosole Fluid FPS 90 Anti Manchas

Se você está procurando um protetor solar com alta proteção, encontrou o seu! Com 12 horas de proteção máxima e resistência a água, esse protetor irá proteger você e suas manchas dos raios solares.

Protetor Solar Fluido Com Cor Biosole Fluid Sun Color Defense FPS 98

Esse é um protetor solar novo no mercado, mas que já chama atenção pelos resultados satisfatórios que traz.

Em suma, ao aplicar na pele, você notará que ela ficará uniformizada. Assim sendo, uma maior proteção das manchas é garantida.

Gostou de saber mais sobre o top 5 protetor solar para quem tem melasma? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

 

SAIBA MAIS -> COMO TIRAR OLHEIRAS ESCURAS RÁPIDO?

Compartilhar este post:

Você vai gostar também
Dr. Bones Jr.

Mais de 10 anos atuando como dermatologista. Atual membro da SBD-GO e SBCD. Criador do movimento Revele sua Beleza, que busca estimular as mulheres valorizarem todas as características positivas que as tornam únicas.

Posts Recentes