CRM: 11543 – GO | RQE Nº: 7173

Harmonização Facial em Goiânia: quais principais procedimentos?

harmonizacao-facial

Vivemos numa época em que cada vez mais as pessoas têm se interessado em manter a boa aparência física. E, apesar de os exercícios físicos e uma boa dieta serem ótimas opções, a verdade é que as cirurgias plásticas, como a harmonização facial, também são ótimas aliadas.

E, a cada dia que passa, cada vez mais pessoas têm se tornado adepto da harmonização facial, uma vez que ela confere um resultado muito mais harmônico para todo o rosto. Dessa forma, aumenta muito a autoestima das pessoas que passam por esse procedimento.

Com o Dr Bones Junior você pode fazer harmonização com um dos melhores especialistas em dermatologia de Goiás.

Inclusive, devido aos resultados que ele é capaz de proporcionar, cada vez mais pessoas têm se interessado em fazer harmonização facial. No entanto, dentro desse contexto, é normal que muitas pessoas tenham algumas dúvidas.

Será mesmo que é algo seguro? Quem pode fazer? Como ela é feita? Quanto tempo dura a harmonização facial? De todas as perguntas, com certeza essas são algumas das mais comuns. E, para que você fique mais confiante, é essencial que todas elas sejam esclarecidas.

Por isso, se você quer saber a resposta para todas essas perguntas, é só continuar nesse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que importa. Confira!

O que é harmonização facial?

Antes de qualquer coisa, você precisa entender o que é. Em suma, harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos, onde o intuito, nesse caso, é de deixar o rosto um pouco mais harmônico e simétrico. É indicado para homens e mulheres, ele pode ser feito pensamento na individualidade de cada pessoa.

Ao fazer isso, acaba por criar um equilíbrio estético, mas também funcional. De maneira um pouco mais direta, esse procedimento visa modificar as proporções, para deixar tudo em um padrão mais agradável aos olhos.

Por isso, pode aumentar ou ajustar a maçã do rosto, do queixo ou demais partes do rosto. Assim, acaba por diminuir e ajustar alguns traços. Fora isso, o médico também leva em consideração as queixas do paciente mas é recomendado ouvir a opinião dele sobre qual procedimento pode ser melhor para você.

Então, caso haja alguma insatisfação, o paciente deve informar ao médico, para que ele possa resolver essa questão durante a cirurgia. Além do mais, a harmonização facial é uma ótima opção para diversos propósitos estéticos, bem como:

  • Reduzir a papada;
  • Remover as olheiras;
  • Aumentar os lábios;
  • Definir a mandíbula;
  • Remover rugas ou marcas de expressão;
  • Mudanças sutis no nariz;
  • Aumentar ou diminuir o queixo e testa.

Não é à toa que muitas pessoas ficam com um semblante muito mais jovial ao final do procedimento. Afinal de contas, a harmonização é capaz sim de conferir esse resultado, uma vez que remove linhas de expressão e algumas rugas.

Para que serve a harmonização facial?

Para que serve a harmonização facial?
Para que serve a harmonização facial?

Como o próprio nome do procedimento indica, a harmonização facial procura deixar a face do paciente com os traços mais bem definidos e alinhados. Dessa forma, acaba conquistando um visual muito mais simétrico.

Fora isso, é possível recorrer ao procedimento para tratar algumas questões que talvez sejam motivo de sua insatisfação, como remover algumas linhas de expressão ou mesmo rugas. Ademais, ainda é possível aumentar ou diminuir alguma região, como o nariz, testa etc.

O intuito principal da harmonização é fazer com que o paciente se sinta melhor com a sua aparência. Em virtude disso, antes mesmo de iniciar o procedimento, deve-se perguntar ao paciente qual é o resultado que ele pretende obter.

Não é à toa que, em alguns casos, o médico solicita alguma imagem de referência, para ver se aquilo que o paciente deseja é possível obter através da harmonização facial. Afinal de contas, por mais que o intuito seja de deixar o rosto mais harmônico, deve-se avaliar se é possível chegar ao resultado que se espera.

Como é feita a harmonização facial?

Para fazer a harmonização facial, deve-se usar uma combinação de técnica. Como envolve a região do lábio, utiliza-se tanto procedimentos odontológicos quanto estéticos. Então, ao fazer da maneira correta, acaba conferindo um resultado ainda mais bonito e natural. A harmonização facial é corporal? Não ele não é, apenas feita na região do rosto. 

O intuito também é fazer com que fique mais próximo do natural. Por isso, também é importante avaliar alguns aspectos de como deve ser feito. Então, antes de qualquer outra coisa, é realizada com o médico uma análise do rosto do paciente.

Ele deve avaliar, de forma minuciosa, todas as proporções faciais do paciente, tanto de forma vertical quanto horizontal. Mas, deve-se sempre fazer isso levando em conta a projeção do rosto. É aqui que se analisa quais áreas devem ser preenchidas.

Quais os principais procedimentos na harmonização facial?

Isso vai depender de cada paciente, uma vez que cada um detém uma necessidade mais específica. Então, o procedimento principal sempre vai ser a análise do médico para com a pessoa que quer passar pela harmonização.

Mas, na grande maioria das vezes, as técnicas é mais comum dentro desses processos de harmonização facial:

Preenchimento do rosto

Algumas pessoas procuram harmonização do rosto papada mas aqui é para fazer preenchimento no rosto. Na grande maioria das vezes, faz-se isso com ácido hialurônico, onde o objetivo é deixar as maçãs do rosto com mais volume. Fora isso, o médico pode preencher também o queixo ou lábio, por exemplo, sempre que achar relevante.

Ademais, esse ácido possibilita nivelar rugas, sulcos e ainda preencher as olheiras mais profundas. Nesse caso, dura uma média de 30 minutos a 1 hora, mas isso depende do local que precisa dessa injeção.

Botox

O botox é uma ótima forma de levantar ou corrigir o ângulo das sobrancelhas, quando elas não estão simétricas. Fora isso, é possível suavizar rugas e pés de galinha. Aos que não sabem, o botox nada mais é que um composto que relaxa os músculos e previne as rugas.

Lifting facial

O lifting também é bem comum na harmonização, onde se insere fios de ácido polilático, o qual promove um efeito lifting, uma vez que puxa os tecidos. É uma ótima opção para evitar a cirurgia, por exemplo.

Microagulhamento

Essa é uma técnica que provoca microlesões na pele, as quais visam estimular a produção de colágeno e fatores de crescimento. Assim, confere mais firmeza à pele, suaviza manchas e cicatrizes.

Peeling

Essa técnica consiste na aplicação de substâncias ácidas, as quais promovem uma descamação leve na camada mais externa da pele. Dessa forma, acaba por estimular a renovação da célula, também suavizando as linhas de expressão.

Bichectomia

Nesse caso, é um procedimento cirúrgico, onde a intenção é remover pequenas bolsas de gordura que ficam acumuladas nos dois lados do rosto. Dessa forma, acaba por realçar as maçãs do rosto, deixando-as mais finas.

Na maioria das vezes, não fica qualquer cicatriz visível no rosto, uma vez que a cirurgia é feita por cortes internos, os quais possuem menos de 5 mm.

Procedimentos dentários

A depender do caso, o paciente também pode solicitar ou precisar de algum procedimento dentário. Nesse caso, deve-se fazer com alguns aparelhos próprios, a fim de aplicar implantes ou promover o clareamento.

Como é a aplicação da harmonização facial?

Isso vai depender de qual técnica de harmonização facial você vai passar, uma vez que cada uma é diferente da outra. Então, isso quer dizer que o preenchimento é feito nas regiões determinadas após a avaliação.

Na maioria das vezes, consiste na aplicação do ácido hialurônico dentro ou abaixo da pele. Dessa forma, torna-se possível dar o volume que se deseja. Já em relação ao botox, ele é feito com uma agulha bem fina, também em pontos específicos dos músculos que são responsáveis pelo movimento facial.

Fora isso, outra dúvida que se tem a respeito do assunto diz respeito a quais são as substâncias usadas na harmonização facial. São eles:

Ácido hialurônico

Esse é o mais comum de todos, o qual já está presente no corpo humano de forma natural. No entanto, o problema é que o nível dessa substância costuma diminuir com o passar do tempo. Inclusive, esse é um dos motivos da causa do envelhecimento e flacidez.

Sendo assim, ao injetar esse ácido no corpo, acaba tratando rugas e diminuindo as olheiras mais profundas. Ademais, a substância é ideal para dar mais volume aos lábios, bochechas e queixo.

Botox

Essa substância também é conhecida como toxina botulínica, e nada mais é que uma espécie de líquido que é capaz de impedir a contração muscular. Ou seja, acaba por promover a paralisia temporária do músculo.

Por conta disso, é muito comum no procedimento de harmonização facial devido ao fato de levantar ou corrigir a simetria das sobrancelhas, suavizar algumas rugas de expressão e coisas semelhantes. No entanto, o seu efeito não é permanente.

Ácido polilático

Esse ácido é considerado um bioestimulador, mas o que isso quer dizer? Nada mais é que uma substância que estimula as células do próprio corpo a produzir colágeno, o que é um ótimo composto para a nossa pele.

O que faz?

Devido a esse fato, esse ácido é capaz de permitir a reestruturação da pele e dos tecidos subjacentes, o que acaba por combater a flacidez. Além disso, é possível utilizá-lo tanto no rosto quanto em outras áreas como o colo, abdômen, pernas, glúteos e pescoço.

Áreas de aplicação da harmonização facial

É possível aplicar a harmonização facial em diversas regiões do rosto, mas o médico apenas faz isso quando o paciente consentir. Mas, quais são as regiões do rosto que podem sofrer alguma alteração devido a harmonização?

O paciente não precisa alterar todas essas regiões do corpo. Como dito, isso vai depender de acordo com a vontade do paciente e com aquilo que o médico achar que fica mais bonito, harmônico e simétrico.

Quanto tempo dura a harmonização facial?

É bem provável que a sua dúvida principal a respeito desse assunto diz respeito à duração e se harmonização fácial é definitivo?. Não, ela não é permanente, mas o tempo também varia de acordo com cada procedimento.

Afinal de contas, como você pôde notar através dos parágrafos anteriores, utiliza-se diferentes tipos de substâncias, sendo que cada uma tem um período de duração. O botox, por exemplo, tende a durar de 4 a 6 meses e, ao passar esse tempo, deve-se fazer a reaplicação.

Já em relação ao ácido hialurônico, ele dura um pouco mais, o que conquista um resultado mais duradouro. Ele varia, mas, no geral, costuma durar entre um ano a um ano e meio, mais ou menos. Há casos que ele pode chegar a durar 2 anos.

Quando fazer a harmonização facial?

Essa é uma decisão que deve partir apenas de você, e não com base nas pressões estéticas que existem. O intuito da harmonização facial é sempre fazer com que o paciente se sinta melhor consigo mesmo, então, apenas ele deve decidir quando fazer.

Lembre-se que a intenção é fazer com que o rosto se torne mais alinhado e simétrico, eliminando rugas e marcas de expressão. Então, se o seu rosto tem essas características, e é algo que lhe incomoda, a harmonização facial pode ser uma ótima solução.

Fora isso, se você já tem harmonização facial, o indicado é que passe por esse procedimento a cada vez que os resultados das substâncias sumirem, e isso pode depender de pessoa para pessoa. Por isso, o ideal é continuar com acompanhamento médico, para que ele avalie a situação.

Riscos da harmonização facial

No geral, a harmonização facial é um procedimento bem seguro e raramente apresenta algum risco. No entanto, quando feito por um profissional que não é capacitado ou que não aplica as técnicas corretas, pode apresentar alguns problemas.

Então, em situações que o médico não tem as devidas técnicas, pode ocorrer problemas como obstrução do fluxo de sangue no local ou necrose, isto é, a morte do tecido. Fora isso, como a harmonização facial não ocorre da forma correta, o rosto pode ficar deformado.

E, em casos de o procedimento for feito em um local que não tenha as condições higiênicas adequadas, há riscos de infecção que, a depender do caso, pode ser bem grave. Fora isso, como a harmonização facial não é permanente, há pessoas que reaplicam mais de uma vez em pouco tempo.

E isso também pode ser grave, uma vez que, devido ao excesso, pode fazer com que o local enfraqueça, fazendo com que a pele se torne flácida.

Cuidados após a harmonização facial

Um ponto positivo sobre a harmonização é que os cuidados não são muito restritivos quanto outros procedimentos. Na verdade, o paciente pode voltar às suas atividades no mesmo dia, desde que não envolva muito esforço físico.

É claro que o médico pode lhe dar alguns cuidados adicionais, mas, no geral, eles incluem o seguinte:

  • Evitar tomar sol nos próximos dias;
  • Usar protetor solar adequado;
  • Não fazer massagens faciais;
  • Não fazer movimentos bruscos no rosto;
  • Evitar usar maquiagem;
  • Evitar atividades físicas muito intensas no dia do tratamento.

Esses são apenas alguns cuidados básicos, mas manter hábitos saudáveis também podem contribuir, como praticar atividades físicas, não fumar ou beber álcool em excesso. Ademais, ter uma rotina de skincare também ajuda bastante.

A harmonização facial antes e depois apresenta resultados que não são permanentes, mas que, se houver os devidos cuidados, é capaz de a harmonização se manter por um longo tempo.

Quando é possível observar os resultados da harmonização facial?

Assim que você sair da sessão já irá notar os resultados da harmonização facial. No entanto, o médico pode aguardar de 15 a 30 dias para fazer uma nova avaliação e averiguar se será necessário acrescentar mais produto.

Quanto tempo dura cada sessão?

É bem mais rápido do que grande parte das pessoas pensam, uma vez que se trata de um procedimento um tanto simples. Por isso, ele dura em torno de 30 minutos a uma hora, mais ou menos, a depender das áreas que precisam de aplicação. Agora resta apenas você ver os prós e contras harmonização facial e se quer fazer realmente. 

Harmonização Facial em Goiânia

Em Goiânia você pode fazer o procedimento de harmonização na Clínica Péli, que ser tornou especialista em procedimento estéticos pelas m]aos do médico dermatologista Dr Bones Junior.

Compartilhar este post:

Você vai gostar também
Dr. Bones Jr.

Mais de 10 anos atuando como dermatologista. Atual membro da SBD-GO e SBCD. Criador do movimento Revele sua Beleza, que busca estimular as mulheres valorizarem todas as características positivas que as tornam únicas.

Posts Recentes