CRM: 11543 – GO | RQE Nº: 7173

Botox: uma das soluções mais procuradas no Brasil

botox-solucoes-mais-procuradas-brasil

À medida que o tempo passa, mais as pessoas estão buscando por procedimentos estéticos que sejam capazes de oferecer o resultado que se almeja. Mas, de todos os tratamentos, com certeza o que recebe um grande destaque é o Botox.

E isso acontece porque essa já é uma técnica muito comum nos dias de hoje. Devido a isso, a grande parte das pessoas já sente uma grande segurança em relação ao seu funcionamento. Não é à toa que essa é uma das soluções mais procuradas no Brasil.

Se quiser fazer um procedimento seguro com botox, procure o Dr Bones Junior. Ele é dermatologista há mais de 10 anos.

Inclusive, é muito provável que você conheça alguém que já tenha passado por esse tratamento, uma vez que ele também é muito acessível. Mas, ainda que seja algo que tenha caído no gosto popular, isso não quer dizer que todas as pessoas entendem por inteiro esse assunto.

Muitos nem sequer sabem qual é a duração do botox, por exemplo, ou mesmo quais são todos os seus benefícios. Será mesmo que a toxina botulínica é capaz de oferecer todos os benefícios dos quais promete, com a máxima eficácia?

Afinal de contas, com o passar do tempo, novas tecnologias surgem no mercado, os quais detém um funcionamento muito mais moderno. Então, por qual razão você deveria manter o tratamento com botox, e não investir em outras?

Por mais que a toxina botulínica já esteja muito bem estabelecida em território não só brasileiro, mas mundial, dúvidas como essas podem ser constantes. Então, no artigo de hoje, iremos falar sobre todos os detalhes a respeito desse assunto. Gostou? Então não deixe de conferir!

O que é botox?

O que é botox?
O que é botox?

Esse já é um tratamento muito consagrado e comum no Brasil, mas você sabe exatamente do que se trata o botox? Em suma, nada mais é que um tipo de toxina, a qual é extraída de uma bactéria, responsável por causar a doença “botulismo”.

Então isso quer dizer que essa substância é capaz de oferecer danos ao rosto? Historicamente falando, a toxina era popular como um veneno, o qual ocasionou doenças no ano de 1822. Contudo, graças aos avanços e alguns estudos, essa é uma técnica muito mais segura.

Estima-se que a sua primeira utilização clínica foi em 1977, em um experimento clínico. Na ocasião, testou-se a substância a fim de tratar o estrabismo, por intermédio do relaxamento dos músculos extra oculares, o que deu certo.

Atualmente, o botox, ou toxina botulínica (TXB) é um tipo de medicamento biológico, que é produzido pela bactéria anaeróbia, denominada “Clostridium botalinum”. As suas cepas são as responsáveis por produzir diferentes sorotipos.

Inclusive, é válido destacar que a grande parte dos medicamentos biológicos que estão disponíveis no mercado se obtém a partir de culturas de células geneticamente modificadas, as quais são produzidas por derivados.

Isso quer dizer que a toxina botulínica é um importante medicamento para toda a indústria farmacêutica, haja vista que detém alta relevância no tratamento de diversos problemas terapêuticos que, antes disso, não eram tratados de forma eficaz.

Como o botox funciona?

Assim que bactéria produz a substância, deve-se industrializar e purificar. Apenas depois desse processo é que o seu uso se torna permitido para tratar questões estéticas e demais. Mas como ela age quando entra em contato com o nosso corpo?

Essa toxina é capaz de bloquear a liberação de um neurotransmissor que se chama “acetilcolina”. Por sua vez, esse transmissor é o responsável por fazer a ligação entre os nossos músculos e o cérebro, e daí vem a sua importância.

Ao injetar o botox, ele age de forma a paralisar os músculos da região da aplicação. Ou seja, causa um relaxamento quase que completo. E, dentro da área estética, essa é uma das formas mais eficaz que existe de tratar algumas imperfeições na pele, como:

  • Formação de rugas;
  • Marcas ou linhas de expressão;
  • Pé de galinha;
  • Flacidez etc.

Vale ainda destacar que o botox é uma substância capaz de trazer benefícios não apenas para a questão estética, mas ele também é capaz de tratar a sudorese excessiva, por exemplo, uma vez que ele é capaz de bloquear os estímulos das glândulas sudoríparas.

E, como se isso não bastasse, dentro do ramo da odontologia, essa toxina é ideal para tratar ou eliminar dores, incômodos e aliviar algumas disfunções, como o bruxismo. Além disso, é capaz de melhorar a estética bucal.

Botox e preenchimento são a mesma coisa?

É comum que as pessoas associem o botox com o preenchimento. E, de fato, são dois procedimentos do qual é comum que se utilizem juntos, a fim de combater o envelhecimento e outras questões. No entanto, não se trata da mesma coisa e, inclusive, possuem naturezas diferentes.

O botox, como já citamos, é responsável por paralisar o músculo da face ou outros pontos estratégicos. Em contrapartida, o preenchimento se utiliza de uma outra substância, que é o ácido hialurônico, que é uma substância que já existe no nosso organismo.

Então, isso quer dizer que, ainda que um paciente possa passar por esses dois tratamentos de uma forma conjunta, é válido salientar que se trata de coisas diferentes.

Posso tratar qualquer tipo de ruga com Botox?

A toxina botulínica é uma excelente opção para quem quer tratar as rugas, sendo o principal motivo que faz com que as pessoas procurem esse tratamento. Mas será que, através das aplicações dessa substância, é possível eliminar todo tipo de ruga?

Na verdade, não. Indica-se a utilização do botox para o rosto apenas para tratar as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que surgem quando se faz algum tipo de expressão facial. Então, nessas situações, o tratamento com botox é bem eficiente.

Nesse sentido, você pode eliminar algumas imperfeições como pés de galinha e algumas linhas na testa, as quais também incomodam bastante. Em contrapartida, esse não é o tratamento mais adequado para eliminar rugas estáticas.

Aos que não sabem, rugas estáticas nada mais são que os sulcos permanentes, os quais podem aparecer independente da expressão facial, como é o caso do bigode chinês. Em situações como essas, talvez o preenchimento possa ser mais eficaz.

Para o que serve o botox?

Como dito no início desse artigo, o botox é um medicamento de grande importância para toda a indústria farmacêutica. E isso acontece porque foi através dele que se conseguiu um grande avanço no tratamento de várias questões.

Então, isso quer dizer que a utilização dessa substância é muito mais ampla do que você pode imaginar. Além de ser capaz de resolver algumas imperfeições faciais como as rugas, essa substância tem um grande poder funcional.

Há algumas situações em que o uso da toxina em pequenas quantidades são recomendadas pelo médico. Dentre elas, podemos citar:

  • Controlar o bruxismo;
  • Combater gagueira;
  • Diminuir a dor neuropática;
  • Reduzir a salivação excessiva;
  • Corrigir estrabismo;
  • Tratar espasmos faciais;
  • Diminuir os tremores do Parkinson;
  • Reduzir a sudorese;
  • Incontinência urinária;
  • Combater a dor lombar crônica etc.

Ou seja, em muitas das vezes o uso dessa substância é para tratar algum caso clínico. E, devido a tamanha abrangência do botox, caso queira obter a melhora de alguns aspectos faciais, faz-se necessário procurar por um profissional adequado.

Qual é o efeito do botox no rosto?

botox-solucoes-mais-procuradas-brasil (1)

Já deu para notar o quanto essa substância é utilizada em diversos processos, haja vista a sua capacidade resolver uma série de problemas. Mas, voltado ao rosto, quais são os efeitos que o botox é capaz de oferecer?

Algumas pessoas ainda sentem um certo receio de passar por esse tratamento, haja vista que pensam que o resultado fique muito artificial. Mas, quanto a isso, saiba que esse resultado só ocorre quando se utiliza uma quantidade exagerada na aplicação.

Por isso, mais uma vez se torna necessário que você procure por profissional habilitado a fazer esse procedimento. Dito isso, vale salientar que a substância botulínica, quando aplicada na pele, é capaz de corrigir:

  • Rugas;
  • Marcas de expressão;
  • Pé de galinha nos cantos dos olhos;
  • Linhas verticais entre as sobrancelhas;
  • Linhas horizontais que fica na testa ou no pescoço;
  • Aparência dos lábios, de uma maneira simples, mas eficaz;
  • Ponta do nariz.

Além de tudo isso, muitos procuram este tratamento a fim de obter um sorriso mais harmônico, diminuindo a aparição da gengiva. E o melhor de tudo é que você consegue todos esses resultados sem que seja necessário qualquer tipo de cirurgia, corte nem qualquer outra coisa do gênero.

Como é a aplicação do botox?

Outra dúvida bem comum que se tem a respeito desse assunto é em relação ao método de aplicação do botox. No entanto, por mais que seja uma substância capaz de oferecer tantos benefícios, o tempo de sessão é bem curto.

A aplicação costuma ser bem rápida, com um tempo que tende a durar mais ou menos 30 minutos. Mas, antes de injetar, o profissional deve limpar a região da aplicação com álcool 70%, a fim de deixar tudo higienizado e evitar complicações.

Feito isso, ele deve fazer as marcações em pontos específicos. Assim que tudo estiver muito bem definido, é hora da aplicação, a qual é feita com uma agulha muito fina. Depois, é só remover a agulha que a substância vai começar a atuar como um bloqueador no músculo.

Em quanto tempo posso ver os efeitos do botox?

O botox não é um tratamento de efeito imediato. Então, não espere notar os efeitos assim que sair da clínica de estética. Na verdade, você só vai começar a notar os resultados dentro de 48 a 72 horas, mais ou menos.

Entretanto, a substância age no corpo de forma progressiva e, por isso, podemos afirmar que os seus efeitos mais notórios acontecem cerca de duas semanas depois da primeira aplicação. E, depois desse período, é necessário voltar ao especialista que fez o tratamento.

Dessa forma, ele vai avaliar como o seu rosto está se comportando com a substância e considera se será necessário fazer algum retoque.

Quanto tempo dura os resultados do botox?

O botox é um tratamento minimamente invasivo, o qual não deixa qualquer tipo de marca, cicatriz, edema nem nada do tipo. Sendo assim, é de se esperar que o seu efeito não seja permanente, até mesmo porque a substância não fica no corpo para sempre.

Por isso, nas mulheres, a suavização das rugas pode durar por volta de 4 a 6 meses, mais ou menos. Contudo, o mesmo não acontece com os homens. Naturalmente, eles possuem uma musculatura mais firme, o que tende a dificultar um pouco a duração

E é por essa razão que, na grande maioria das vezes, o efeito do botox em homem tende a permanecer por mais ou menos 4 meses. É claro que tudo isso vai depender de alguns fatores, bem como a região que se aplicou ou mesmo a força das expressões.

Se você é uma pessoa muito expressiva, a tendência é que esses efeitos se percam com mais facilidade. Em contrapartida, se você costuma fazer menos movimentos faciais, a toxina vai fazer efeito por muito mais tempo.

Quanto tempo depois devo fazer a reaplicação?

Isso também pode variar de acordo com a forma com que o seu rosto reage a substância, e é por isso que você deve ir com certa frequência ao profissional que fez o procedimento. Mas, no geral, o intervalo é de pelo menos 3 meses.

Esse tempo pode variar para mais ou para menos, a depender da indicação do profissional. No entanto, é essencial seguir a recomendação, uma vez que, caso você não siga esse tempo, a toxina botulínica pode perder efeito, haja vista que o organismo pode desenvolver resistência ao produto.

Quais cuidados devo tomar depois da aplicação?

Na verdade, a recuperação é imediata. Você não precisa se afastar do trabalho, por exemplo, tampouco deixar de fazer as suas atividades rotineiras. Contudo, há alguns cuidados que você deve tomar, a fim de aumentar a duração dos efeitos.

Depois do tratamento, alguns pacientes podem ficar com alguns pequenos hematomas na região da aplicação, bem como uma leve dor de cabeça. Além disso, nas primeiras 4 horas, o ideal é não ficar de cabeça baixa, não deixar e não massagear a região.

Fora isso, evite viajar de avião dentro das quatro horas, haja vista que a toxina pode mover para uma outra região que não houve aplicação. Ademais, durante as primeiras 48 horas, evite praticar atividades físicas.

Compartilhar este post:

Você vai gostar também
Dr. Bones Jr.

Mais de 10 anos atuando como dermatologista. Atual membro da SBD-GO e SBCD. Criador do movimento Revele sua Beleza, que busca estimular as mulheres valorizarem todas as características positivas que as tornam únicas.

Posts Recentes